terça-feira, 13 de janeiro de 2009

História do Futebol de Mato Grosso

Pesquisa realizada e divulgação por Pulula da Silva


Mixto de 1978 - Em Pé: Herivelton, Miro, Saldanha, Nelson Vasquês, Luis Carlos Beleza e Matinha. Agachados: Ernane, Traíra, Bife, (?) e ()
Dom Bosco de 1984 - Em Pé: Preparador Físico(?), Paulo Verdun, Niquita, (?), Jandilson, Reporter Dorileo Leal, Rota e (?) Agachados: Cremilson, Vitor, Jadilson, Tide e Biro.

Amistoso do Operário contra o Campeão Brasileiro de 1971 Atlético Mineiro no estádio Dutrinha em 1974. Da direita para esquerda, Massagista El Passo, Bife, Zé Pulula e Malaquias, os que aparecem perfilados.
Pelo que se tem registrado, se é que pode ser identificado como esporte, foi a tourada quem tinha maior popularidade em Mato Grosso no início do século passado. O futebol, considerado como o esporte das multidões, apareceu por aqui através do Padre Antonio Malan em 1902, quando trouxe a primeira bola, adquirida em São Paulo, deixando a juventude alvoraçada, com a “pelota quicando”, e a moçada aprendendo as primeiras lições do esporte britânico. O governo era do presidente Antonio Paes de Barros, que desta forma, entra para história por participar também na introdução do futebol no Estado.
PIONEIROS
Nesse início do século passado, entre 1911 e 1915, surgiram vários times na capital, entre eles, o Paulistano, Royal, Americano, Internacional e Cuiabá Futebol Clube. Esses times, conforme registros, abriram a história do futebol em Mato Grosso. O Internacional, com domicílio no Bairro do Porto, tinha como presidente Gustavo Kulman, sendo formado pelos jovens residentes na área portuária da capital. Já o Cuiabá Futebol Clube, mais elitizado, era presidido por Leovegildo Martins, contando em seu elenco por jovens da sociedade cuiabana na época.
LIGA ESPORTIVA
O futebol já estava no sangue do mato-grossense, e no dia 11 de junho de 1936, era fundada a Liga Esportiva Cuiabana ( LEC ), e teve como presidente o Desembargador José Vieira do Amaral. Paulistano Futebol Clube, Comércio Futebol Clube, Americano Esporte Clube, Associação Atlética Tipografia, todos extintos, e ainda o Mixto Esporte Clube e Clube Desportivo Dom Bosco, únicos remanescentes da época.
1° ESTÁDIO
Tudo organizado na Liga, partiram para a construção de um estádio que tivesse um pouco de estrutura para a realização das partidas. No dia 7 de Setembro de 1936, na administração de Manoel Soares de Campos era inaugurado o primeiro Estádio em Cuiabá, localizado onde hoje abriga o Colégio Estadual Liceu Cuiabano. Consta nos registros que Mixto X Americano era o grande clássico da época, com casa cheia em todos os jogos.
FMD
No dia 26 de maio de 1943 era fundada a Federação Mato-grossense de Futebol ( FMD), com a finalidade de dirigir os destinos de clubes e ligas de Mato Grosso. Os primeiros clubes filiados foram Mixto, Terceiro Distrito, Dom Bosco, Liga Esportiva de Corumbá, Americano, Estado Novo, Liga Mirandense de Futebol, Liga Esportiva Aquidauanense, Liga Três – lagoense de Desportos e Liga Municipal de Amadores de Campo Grande. O primeiro presidente a dirigir a FMD foi Alexandre Arddor Filho, que elaborou o Estatuto Oficial da entidade com o número ( DO /MT) – 29/12/1943, registrado no Cartório do 1° Ofício de Cuiabá um mês depois. O primeiro campeonato organizado pela Federação ainda na categoria amador, foi realizado no ano da fundação, e o Paulistano Futebol Clube da capital conquistou o título
RIVALIDADE
Na década dos anos 50, consta nos arquivos que a maior rivalidade no futebol cuiabano ficou para o clássico Clube Atlético Mato-grossense X Mixto Esporte Clube. O desfile de craques era demais, comentaram os saudosos, recordando de Uir Castilho, Fulêpa, Baicerê, Fião, Dasmaceno, Poxoréo e outros. Em 1958, o jovem dirigente Rubens dos Santos filia seu Operário Várzea-grandense na FMD, valorizando mais ainda o Campeonato Cuiabano. No dia 23 de julho de 1958, o Operário realiza sua primeira partida noturna, e empata com o “Bicho Papão”, Atlético Mato-grossense em 1 X 1, com Fião marcando o gol do time da capital, e Tião Macalé empatando para o tricolor várzea-grandense.
Acervo Pulula da Silva.

Nenhum comentário: