terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Primeira Partida da decisão de 1974, entre Operário e Dom Bosco. Na foto, Gilson Lira disputa a bola com Miro, enquanto Zé Pulula, Paulo César, Adalberto e Bife aguardam o desfecho do lance.
Seleção de Mato Grosso em 1974, jogo beneficiente para ajudar desabrigados da enchente do Rio Cuiabá. Em Pé: Herivelton, Joel Silva, Miro, Saborosa, Saldanha, Bota e Carlito(Massagista). Agachados: Zé Pulula, Valdécio, Lenilson, Dirceu Batista e Celsinho. O jogo ocorreu no Estádio Eurico Gaspar Dutra contra o Combinado Cuiabano.


Professor Ranufo Paes de Barros, eterno dirigente do Mixto.

Pulula da Silva, Correspondente do Jornal A Gazeta Esportiva de São Paulo, entrevista João Torres, presidente da Federação Mato-grossense de Futebol em 1984.



PROFISSIONALISMO
O futebol profissional em Mato Grosso aconteceu em 1967 através de uma iniciativa dos jovens dirigentes Rubens dos Santos, Ranulfo Paes de Barros, Macário Zanacape João de Deus, Silva Freire, Francisco de Assis, e outros, com o Cel. Hélio de Jesus Fonseca sendo escolhido como primeiro presidente da Federação Matogrossense de Desportos ( FMD). O Operário conquistou o título, sagrando – se bi – campeão no ano seguinte.
PRESIDENTES
Vários foram os dirigentes que desde 1943 assumiram a condição de comandar os destinos da entidade maior do futebol mato-grossense, a saber: Alexandre Arddor, Álvaro Miguéis, José Monteiro Figueiredo, Lenine Povoas, Ranulfo Paes de Barros, Otíles Moreira da Silva, Hélio de Jesus Fonseca, Gastão de Mattos Muller, Macário Zanacappe João De deus, Herman Dutra Pimenta, Augustinho Dias Dorileo, Agripino Bonilla Filho, Lourival Nunes Barros, Julio Campos e João Torres. Em 1976 Carlos Orione por indicação do presidente da CBD, Heleno Nunes, assumiu, e com a divisão do Estado ( Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ) em 1977, foi eleito o primeiro presidente da FMF, cargo que foi reeleito em 1986, ostentando até os dias atuais, com o empresário e ex – jogador de futebol, João Carlos de Oliveira Santos, sendo seu vice. A sede onde funciona a entidade foi inaugurada em 1983 na administração João Torres, e está situada na Rua Joaquim Murtinho, Bairro do Porto em Cuiabá.
DUTRINHA
A partir de 1950 o futebol no Brasil se tornava uma arte e paixão popular, e Cuiabá tendo o filho da terra, Eurico Gaspar Dutra na Presidência da República, conseguiu a construção de um Estádio que acompanhasse a evolução do futebol do estado. Consta na história que em 1952, o Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra ficou pronto, e com a festa de inauguração pronta, chega o Chefe maior da Nação em Cuiabá, e ao ver a obra pronta, constatou que o Estádio não tinha sido construído de acordo com o projeto que lhe foi apresentado, ou seja: um Mini – Maracanã. Recusou – se a inaugura – lo, retornando imediatamente ao Rio de Janeiro, a capital brasileira na época.

Nenhum comentário: